Profissão
Respeito pelo trabalho dos outros

Respeito pelo trabalho dos outros

Hoje quero falar um pouco sobre a ética no trabalho, neste caso na área da estética e beleza. Como sabem, a oferta é muita e as profissionais também, infelizmente não existe lugar para todas e o que existe mais é a constante competição entre colegas de trabalho. Essa competição louca e exagerada leva a um extremo – fazer o trabalho não por gosto mas sim para ser-se superior à pessoa que está ao nosso lado a trabalhar.

O que eu me pergunto é: vale a pena isto tudo? Vale a pena tornar-mos o nosso local de trabalho num “hunger games”?

Este tema vem a propósito de uma situação que aconteceu hoje no meu local de trabalho. No SPA eu não tenho colegas de trabalho apenas a minha chefe, a qual adoro imenso, mas surgiu uma situação nada agradável que é bem provável que já tenha acontecido a pessoas que estão a ler neste momento este texto. Uma menina jovem, tal como eu, chegou a um dos meus gabinetes e com uma atitude direta disse-me logo “Também trabalho nesta área e não admito erros nem imperfeições. Quero fazer manutenção das minhas unhas de gel”, estas foram as primeiras palavras da cliente que intimidam qualquer pessoa que é apanhada de surpresa por uma atitude tão arrogante logo na fase inicial. O processo foi feito às metades: metade fazia eu metade fazia ela (pois ela fez questão de trabalhar com os meus materiais e fazer ao gosto dela).

Conclusão: A ética do trabalho é algo que vem de nós, da nossa consciência, da nossa capacidade de enfrentar os problemas e ter calma a resolvê-los.

Eu não levei a mal a atitude desta minha “colega” mas talvez se eu fosse uma pessoa que ferve-se com pouca água teria pedido para ela ir para outro salão. Esta atitude faz com que a nossa autoestima desça e que nós sejamos completamente rebaixados e desvalorizados pelas pessoas que tomam esta atitude para se sentirem superiores.

Com isto tudo apenas quero pedir ás minhas colegas profissionais na área que façam uma coisa muito simples: sempre que forem a um salão/spa/centro de estética nunca digam que também trabalham na área, tenham respeito e compreendam que cada um trabalha de uma forma diferente e cada um tem o seu próprio método de realizar as funções que lhe são pedidas. Não existe perfeição mas também ninguém é suprasumo para denegrir o trabalho dos outros.

Share this Story

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quem sou eu

Sónia, 28 anos. Nascida e criada em Lisboa, já vivi em Cascais e agora resido no Cacém. Viciada no mundo dos vernizes, maquilhagem, moda e decoração. Vivo com os meus 3 gatos: Mizzy, Alfie e Dory e com meu o namorado Paulo.

[Ver Mais]

About Lady

Sónia, 26 anos, formada em Informática de Sistemas/Programação. Formada também em Manicure/Pedicure no IFP-Cascais. Unhas de Gel, Gelinho, Nailart e Unhas de Porcelana na Nails Place Cascais. Massagista. Nascida e criada em Lisboa mas desde 2012 a viver no centro de Cascais. Viciada no mundo dos vernizes, maquilhagem e moda. Fascinada por tudo o que brilha. Vivo com a minha gatinha Mizzy.

Segue-me no Instagram

Facebook

Subscreve-te no meu canal

novidades no email

Insere aqui o teu email:

Parcerias

GL Nails LCN Portugal SB Nails

Archives

Contacto

Podes contactar-me para parcerias, divulgações, ou mesmo para esclarecimento de dúvidas: ladystudiopt@gmail.com

estatísticas

Utilizadores Online
Total de visitas